O objetivo do evento é propagar e apresentar a arte, cultura, e, como principal mote, a luta permanente contra as injustiças. Somado a tudo isso, nesse ano, no intuito de fortalecer esse pedido de justiça, o Coletivo Retomada integrará sua programação cultural anual, o Grito Rock, com a Semana Igor Xavier. A ideia é interagir o máximo de pessoas possível em luta da causa e ao mesmo tempo proporcionar um evento diferenciado e alternativo.
Programação
Dentro da programação da Semana Cultural Igor Xavier, apresentações artísticas e movimentações públicas contra a impunidade tomam conta de praças e prédios, despertando em toda a sociedade o pedido de justiça.
Para tanto, no dia 29 (quarta-feira) um ato público contra os 10 anos de impunidade inicia a movimentação, acontecendo simultaneamente na praça Dr. Carlos, em Montes Claros, e no teatro da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, com o espetáculo "O Tributo ao Bailarino Igor Xavier - Arte Contra a Impunidade”, evento com a participação de artistas do Norte de Minas e da capital. Nesse dia, haverá ainda Cinema Comentado e roda de discussões sobre homofobia.
Já no dia 1º de março, a Associação Igor Vive, juntamente com entidades culturais e de direitos humanos, faz uma manifestação na Praça Sete, em Belo Horizonte, denunciando o crime homofóbico cometido contra o bailarino. Em Montes Claros, o bar Bistrô abre suas portas para apresentações livres e debates da classe cultural.
Nos dias 2 e 3 (respectivamente sexta-feira e sábado), o Coletivo Retomada realiza sua programação de Grito Rock, que acontece na boate DiOwAy, no bairro São José. Ao todo serão seis atrações musicais, dividas nos dois dias, além de performances teatrais e poéticas.
Semana Igor Xavier
A ideia da Semana surgiu a partir do brutal assassinato do bailarino Igor Xavier, que foi encontrado morto no dia 1º de março de 2002. O julgamento dos autores confessos do crime ainda não aconteceu e mantém em toda a família e amigos do bailarino o sentimento de impunidade que completa 10 anos. Em 2012, assim como ocorreu em outros momentos, artistas e amigos farão ações em Belo Horizonte, no intuito de por um fim à falta de justiça.
Sobre o Grito
Idealizado em 2002, em Cuiabá, pelo Espaço Cubo - um dos coletivos que deu origem ao Circuito Fora do Eixo -, o Festival Grito Rock é uma alternativa ao Carnaval e uma plataforma independente de circulação. Este ano, o projeto reúne produtores de 200 cidades e 15 países. O evento é o maior festival integrado das Américas e chega à décima edição, propondo alternativas colaborativas e sustentáveis de produção e circulação de artistas, agentes e tecnologias.
Confira o vídeo da campanha:
http://www.youtube.com/watch?v=n0Fj8ts-urY
Nenhum comentário:
Postar um comentário